Impressora Canon i250 no Linux Mint 9 64bits (Resolvido Parcialmente)

Boa noite pessoal,

Hoje vou colocar uma forma paliativa de como poder utilizar a impressora Canon i250(velhinha mas guerreira) no Linux Mint 64 Bits.

Bem, depois de procurar bastante ainda não consegui descobrir uma forma de fazê-la funcionar diretamente instalada no Linux Mint.

Em outras ocasiões já consegui fazê-la funcionar em outras distribuições como pode ser visto [url=http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29758.0.html]aqui[/url] e [url=http://www.fedora.org.br/post40837.html#40837]aqui[/url], porém todas de 32bits, agora, em minha máquina nova de 64bits, não teve jeito.

Então parti em busca de soluções relacionadas com virtualização.

Instalei o Win7-Home Basic(original) no VirtualBox, experimentei também com o WinXP(DAQUELE jeito), em ambos a impressora funcionou de primeira.

Depois ainda vou instalar o Linux Mint 9 ou o LMDE ambos versões de 32bits para testar. Tenho quase certeza que funcionará.

É necessário que seja utilizada a versão completa do Virtualbox, pois tem suporte a dispositivos USB.

A instalação do Virtualbox-ose pode ser feita de acordo com este [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=575&forum=2&post_id=3250#forumpost3250]tutorial[/url], mas, para o nosso caso, NÃO serve.

Para a instalação da versão completa do Virtualbox siga este [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=603&post_id=3369#forumpost3369]post[/url].

Depois de instalada a versão completa, e ANTES de iniciar a MV, é necessário entrar no terminal e executar como root o comando:

#hald --daemon=no

OU

$ sudo hald --daemon=no

Para não ter que digitar este comando antes de cada vez que vou iniciar a máquina, eu o adicionei aos programas que devem ser iniciados no logon, para isso é só ir em:

Menu->Sistema->Preferências->Aplicativos de Sessão

OU

Digitar no terminal:

$gnome-session-properties

Clicar em "Adicionar" e seguir as instruções.

Em seguida, se você quiser conferir se o Hal está executando, você pode digitar no terminal:

$ps -ef|grep hal

Como resultado, você deve obter vários serviços relacionados ao hald em execução. Se o comando não mostrar nada então o hald não está funcionando e, claro, o VB não encontrará os dispositivos USB.

OBS 1: Acredito que o comando PS seja algo do tipo "Print Services" se você quiser obter mais ajuda pode digitar no terminal:

$ps man

OU

Pode acessar o Guia Focalinux neste [url=http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html]endereço[/url]

OU

Diretamente neste [url=http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-run.html#s-run-ps]endereço[/url]

OBS 2: Não sei o que faz o programa Hald, já li algo a respeito, mas não sei o suficiente para dizer aqui, talvez eu fale alguma besteira, então vou deixar para que algum colega mais esclarecido explique se achar necessário.

OBS 3: O Virtualbox deverá ser executado como administrador(root) para que os dispositivos USB fiquem disponíveis, portanto deve-se tomar o cuidade de marcar as pastas compartilhadas como somente leitura para que não haja perda de dados caso esteja sendo usado o software xulé de Redmond.
·
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.